Atualize Já

 
Sem categoria

Usando tintas e canetinhas, crianças pintam e rabiscam cavalos durante atividade pedagógica

sdadmin - Publicado em 09/11/2019 às 21:57.

Uma grande confusão aconteceu por causa de uma atividade pedagógica proporcionada por professores aos alunos durante uma colônia de férias na Sociedade Hípica de Brasília.

Acontece que na última semana os alunos foram autorizados pelos monitores responsáveis por eles a usar canetinhas e tintas para “pintar” um dos cavalos que se encontrava por lá.

A Sociedade Hípica de Brasília considera que esse tipo de prática é completamente pedagógico e que não causou qualquer tipo de mal-estar ao animal.

Depois desse episódio alguns ONGs classificaram que esse tipo de atitude se caracteriza maus-tratos contra o animal. Sendo assim, algumas ONGs decidiram pedir para que o programa pedagógico fiscalize e decida se autua o local da escola.

A fiscalização chegou a conclusão de que o animal estava em boas condições. Os responsáveis pelo trabalho pedagógico foram notificados. Até o momento o Ibama não tomou nenhuma decisão em relação a esse assunto.

Quem compartilhou a imagem foi a ativista e advogada Ana Paula Vasconcelos. Na imagem é visível que há tintas espalhadas pelas patas, focinho do animal e pelo dorsono.

“Eles tiveram a brilhante ideia de colocar o cavalo como tela de pintura, dizendo que seria atividade pedagógica. Disseram que era um cavalo resgatado, mas isso não justifica.

A crueldade é a mesma”; “É um desserviço. A gente tenta, o tempo todo, construir uma ideia de respeito aos animais. De repente, as crianças são colocadas nesse tipo de atividade?”

 disse Ana Paula.

Tinta não apresenta risco para a saúde do animal

O responsável pelo marketing da Escola de Equitação da hípica, Muriell Marques afirmou que a tinta utilizada não representa nenhum mal para a saúde das crianças ou para o cavalo, ela a classificou como um material atóxico.

“Isso se usa muito lá fora, ainda está chegando no Brasil, que é a pintura atóxica. Depois, a gente leva o animal para ser lavado e a própria criança ajuda a lavar”, afirmou.

“É visível que o animal está tranquilo, que não estava estressado.” Afirma Muriell.

Ela ainda disse: “É uma tinta indicada para brincadeiras com crianças. Se não faz mal para a criança, vai fazer mal para o animal?”

Notificação do Ibama

Embora o Ibama tenha notificado a Hípica, ela não foi autuada. Ainda haverá uma avaliação em relação ao plano pedagógico antes de uma decisão ser tomada.